O Projeto Minha Rua Minha Casa foi criado em 1994, fruto de uma parceria do PNBE - Pensamento Nacional das Bases Empresariais com a OAF - Organização de Auxílio Fraterno.
Iniciado com a construção de um Centro de Convivência nos baixos viadutos do Glicério, a partir do trabalho já realizado ali pela OAF, a Associação Minha Rua Minha Casa é hoje um centro de referência para moradores de rua reconhecido por seu trabalho inovador que vai muito além de uma abordagem assistencialista.
Com capacidade para receber 350 pessoas no espaço que foi cedidoem comodato pela Prefeitura Municipal de São Paulo, a associação tem diversificado suas atividades e ampliado suas parcerias.
Os programas e atividades sócio-educativos da Associação tem como base a convivência e objetivam o desenvolvimentodos recursos internos e do potencial de crescimento de cada pessoa.
Diariamente acontecem no Glicéio atividades de lazer, cultura, trabalho, cuidados pessoasis, atendimento psicológico e prevenção do uso de álcool e de drogas. Em clima de multirão entre funcionários, voluntários e povo da rua, são preparadas refeições, escrevem cartas, costuram-se as roupas maltratadas, faz-se a barba e cabelo, o que propicia o estabelecimento de vínculos, estimula a quebra de relações de dependência e a recuperação de sua autonomia.
Aqueles que participam de forma ativa e coprometida das atividades constituem o grupo de associados.
Segundo pesquisa elaborada pela FIPE, 70% da população de rua de São Paulo encontra-se no auge de sua capacidade produtiva.
As pessoas que vivem nas ruas passaram pelo desemprego, pela migração na busca de sobrevivência , pelo rompimento de vínculos familiares e afetivos numa sequência de perdas desta referência acaba inviablizando sua reintegração à sociedade. A rua leva ao esquecimento da identidade, ao anonimato, à solidão e â dependência química.
Perambulando sem rumo pelos espaços públicos, sobrevivendo das sobras da sociedade e confundidas as vezes com assaltantes, estas pessoas em número cada vez maior , são cidadãos esquecidos que nossa cidade tem dificuldade de olhar.
A AMRMC conta com o traballho permanente de uma equipe técnica especializada e com a participação de voluntários. O suporte financeiro vem de contribuições, doações, parcerias com empresas e convênios com entidades públicas e privadas. Graças Pública do Município de São Paulo foi possível implementar a equipe técnica, e, assim receber um número maior de usuários.
A Associação mantém uma república como opção de moradia para aqueles que já estão trabalhando para seus primeiros meses de volta ao convívio social produtivo. Este ano foi criada, com o inestimável apoio de Janice Mascarenhas Marques e Ofra Grinfeder, uma Oficina-escola, embrião de um futuro projetor de ggeração e renda.
Um grupo voluntário dedica-se à gestão da Associação e organização de eventos para a captação de recursos e divulgação do trabalho e da missão com eventos institucionais, palestras e seminários.
OAF - Organização de Auxílio Fraterno
Organização sem fins lucrativos trabalha com a população adulta de rua desde 1955, ganhadora de vários prêmios por sua metodologia e atuação em trabalhos comunitários.
Tem seus programas voltados para a comunidade, moradia e geração de renda e se dedica à reflexão sistemática sobre a população de rua e abordagem metodológica.
Oferece suporte metodológico para a Associação Minha Rua Minha Casa e apoia programas autônomos de moradores de rua, como a cooperativa de catadores de papel, oficinas escolas e outros. a Associação recebeu esse ano, das mãos do Presidente Fernando Henrique Cardoso, o prêmio Direitos humanos 2000 na categoria Organizações Não Governamentais.
PNBE - Pensamento Nacional das Bases Empresariais
O PNBE é uma entidade formada por empresários, que busca o exercício da ética e da cidadania, reunindo profissionais de todos os portes, atividades e convicções ideológicas para lutar pelo desenvolvimento auto-sustentado com justiça social , dentro do regime democrático e mantendo o respeito aos patrimônios nacionais - sejam eles humanos, culturais, materiais ou ambientais.